Estrutura metálica é um tipo de sustentação usada na construção civil composta por perfis metálicos, principalmente aço. Ela pode ser aplicada em diversos tipos de projetos e tem como principal vantagem a rapidez.

Assim como outros sistemas construtivos a seco, como Steel Frame e o Wood Frame, casas de estrutura metálica ainda não são algo comum no Brasil. Mas nos EUA e em vários países da Europa, o processo é muito utilizado. Para telhado é uma das alternativas do mercado para a execução de cobertura. A madeira ainda é o material mais utilizado no Brasil, mas o aço também traz muitas vantagens.

Ele é mais leve do que a madeira, o que deixa a fundação menos sobrecarregada.

Outra diferença entre a estrutura metálica para telhado e a madeira é a forma como os materiais são manuseados pelos profissionais. No caso da madeira, o material é comprado em uma madeireira e cortado no canteiro de obra. Já um telhado de estrutura metálica vem com todas as peças cortadas direto da fábrica, de acordo com as dimensões definidas no projeto. Dessa forma, a montagem dos perfis de aço é feita rapidamente, já que as peças chegam prontas.